Cultura Digital, Letramento Digital, Tecnologias e Educação

Quem sou

Prof. Dr. Márcio Vilaça

Sou professor universitário desde 2003, com Graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela UFRJ, Mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ e Doutorado em Letras(na área de concentração em Estudos Linguísticos) pela UFF. Atuo como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Humanidades, Culturas e Artes (que já teve o nome de Letras e Ciências Humanas até o início de 2015) desde 2009. Tenho experiência na coordenação de cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado – Já tendo sido Coordenador Adjunto e Coordenador do Mestrado).

Sou autor livros didáticos de língua inglesa, já tendo prestado consultoria para editora. Também já produzi material para educação a distância (EaD) e organizei livros acadêmicos.

Desde 2012, venho pesquisando e publicando sobre questões de tecnologias digitais e educação. São aproximadamente 20 artigos publicados sobre estas temáticas em revistas acadêmicas indexadas no Qualis da CAPES. Em pesquisas relacionadas a tecnologias digitais e educação, obtive 2 bolsas de produtividade em Pesquisa UNIGRANRIO/FUNADESP (2013 a 2016; 2016-2018) e uma bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2016-2019).

Tenho ampla experiência em orientações de iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação, dissertações de mestrado e atualmente estou orientando também teses de doutorado desde 2015. Já orientei aproximadamente 20 dissertações de mestrado, além de coorientações.

Minhas principais áreas de atuação e publicação são: ensino-aprendizagem de línguas, materiais e livros didáticos e tecnologias digitais na educação e na linguagem, tendo publicado mais de uma dezena de capítulos de livros publicados. Já organizei 4 e-books acadêmicos, disponíveis para download gratuito.

Sou membro de Conselhos Editoriais e parecerista de diferentes revistas acadêmicas nas áreas de Letras e Educação. Também sou membro de Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO, filiado ao CONEP.

Tenho experiência com ambientes digitais de gestão de conteúdos(CMS) e de ambientes virtuais de aprendizagem(LMS/AVA).